logomarca UnP
Informações
(84) 3215-1300

Mercado de trabalho


Cursos técnicos são alternativa para formação profissional Mercado absorve cada vez mais profissionais com formação técnica


A procura por profissionais com formação técnica vem apresentando crescimento exponencial nos últimos anos, em especial nos países em desenvolvimento, onde a abertura de novos setores industriais e de serviços para atender a mercados nacionais e internacionais demanda equipes especializadas em diferentes níveis de educação. Neste cenário os cursos técnicos possuem papel de destaque como porta de entrada de muitos profissionais para o mercado de trabalho.

No Brasil, dados do Governo Federal apontam para níveis de empregabilidade superiores a 70% para os concluintes destes cursos. Por serem de nível médio, os cursos técnicos são, a princípio, voltados para estudantes em idade escolar, mas a alta procura por pessoal capacitado nestas áreas configura-se como um novo leque de oportunidades para pessoas de todas as idades, com chances de salários iniciais superiores a R$ 2.000,00. Além disso, 2013 já é conhecido como o "Ano dos Concursos Públicos", em que mais de 120 mil vagas estão previstas nas esferas municipal, estadual e federal, milhares delas destinadas aos profissionais com formação técnica.

Em 2012 a Universidade Potiguar abriu as primeiras vagas de sua Escola Técnica com o CT em Enfermagem, um dos campos de maior demanda no Rio Grande do Norte e no Brasil. O sucesso da proposta gerou resultados em 2013, com a abertura de nove outros cursos em diferentes campos do conhecimento. A experiência de mais de três décadas da UnP, seja em Curso Superior Tecnológico, Graduação ou Pós-Graduação, oferece aos alunos dos Cursos Técnicos a qualidade de uma das mais tradicionais Instituições de Ensino Superior do Nordeste.

O ingresso é aberto para profissionais e estudantes com Ensino Médio completo ou que estejam concluindo o grau. As disciplinas possuem intensa carga horária prática, forte perspectiva de requalificação ou de reinserção para profissionais dos setores de produção e serviço, oportunidades de acesso imediato ao mercado de trabalho e configuram-se como formação inicial de forte vertente voltada para o ensino continuado dentro do nível superior em Graduação e Pós-Graduação.

Confira abaixo a lista completa de cursos disponibilizados pela Escola Técnica da UnP:

Análises Clínicas

O curso forma o profissional para atuar em Laboratórios de Análises Clínicas com amostras biológicas. Além do conhecimento operacional das rotinas laboratoriais de pré e pós-análise, o aluno realiza atividades relativas a análises microbiológicas, morfológicas, químicas e físicas de fluidos e tecidos orgânicos, exames anatomopatológicos e auxílio à pesquisa. Ao fim do curso, o aluno receberá o diploma de Técnico em Análises Clínicas.

Enfermagem

O Curso Técnico em Enfermagem, faz parte da Escola Técnica UnP. O curso terá duração de dois anos, com turmas semanais e aos finais de semana, atendendo à demanda local. Os estudantes terão acesso à maior biblioteca privada do estado, além de realizar atividades práticas em laboratórios específicos e na Clínica Integrada da Saúde. Na UnP o aluno também irá dispor de campos de estágio através de convênios com hospitais públicos e privados.

Nutrição e Dietética

Voltado para interessados em desenvolver competências e habilidades necessárias para atuar como Técnico em Nutrição e Dietética, atividade presente em diversos setores, dentre eles: a Alimentação Coletiva, a Nutrição Clínica, a Saúde Coletiva e a Indústria de Alimentos. A evolução dinâmica do conhecimento e tecnologias empregadas na área necessita de profissionais em processo de constante formação e abre diversas oportunidades de trabalho e crescimento.

Enfermagem

O Curso Técnico em Enfermagem, faz parte da Escola Técnica UnP. O curso terá duração de dois anos, com turmas semanais e aos finais de semana, atendendo à demanda local. Os estudantes terão acesso à maior biblioteca privada do estado, além de realizar atividades práticas em laboratórios específicos e na Clínica Integrada da Saúde. Na UnP o aluno também irá dispor de campos de estágio através de convênios com hospitais públicos e privados.

Radiologia

A radiologia é uma ciência em que, através do manuseio de equipamentos que emitem radiação, é possível visualizar o corpo humano, principalmente suas estruturas anatômicas e esqueléticas podendo assim ter uma clareza maior do diagnóstico patológico. A radiologia contribui para o diagnóstico médico de forma precisa e eficaz. Os profissionais com esta formação também estarão aptos a gerenciar o seu próprio negócio ou atuar com qualidade e competência no mercado de trabalho como colaborador em hospitais, clínicas ou indústrias.

Automação Industrial

O objetivo geral do curso visa a formação de um profissional-cidadão, técnico de nível médio, com competência técnica, humanística e ética para desempenhar suas atividades profissionais com elevado grau de responsabilidade social na área de Automação Industrial. Estes técnicos irão atuar em atividades de manutenção com identificação, localização e correção de falhas e defeitos em máquinas, equipamentos, aparelhos e outros componentes do sistema de automação industrial; adaptação de programas para processos de fabricação e realização de montagens e atualizações em sistemas de automação de processos industriais.

Edificações

O Técnico em Edificações desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamentos de obras, presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações, orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações, assim como na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Eletroeletrônica

O Técnico em Eletroeletrônica pode atuar na avaliação e execução de serviços técnicos na área, verificando a adequação do projeto a ser executado e as normas específicas; no controle das atividades técnicas na área de Eletroeletrônica, visando ao atendimento disposto nos projetos e normas técnicas; na prestação de assistência técnica para aquisição de bens e serviços, instalação e na manutenção de sistemas e equipamentos eletrônicos.

Manutenção e Suporte em Informática

O curso tem como objetivo habilitar e qualificar o aluno para desempenhar a profissão de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, com foco nas competências necessárias para atuar com independência e habilidade no mercado de trabalho. O programa também é voltado para profissionais que já atuam na área de informática e que estejam interessados em desenvolver ou aprimorar seus conhecimentos. Entre os campos de trabalho estão: Hardware e Periféricos; Sistema Operacional e Aplicativos; Rede Local e Conectividade; Manutenção Corretiva e Preventiva e Suporte Técnico em Service Desk.

Segurança no Trabalho

O curso possui um projeto pedagógico baseado em duas grandes áreas: Higiene Ocupacional e Gestão em Segurança e Saúde do Trabalhador. A primeira é voltada para suprir à necessidade atual do parque industrial brasileiro, que tem trazido consequências à saúde do trabalhador, gerando a perspectiva de novos profissionais com formação para ocupar esse novo espaço. A segunda oferece aptidão especial para a área de controle, ou seja, elaborar e implementar um sistema de gestão que garanta índice zero de acidentes.

Redes de Computadores

O curso tem como objetivo habilitar e qualificar o aluno para desempenhar a profissão de Técnico em Redes de Computadores, com foco nas competências necessárias para atuar com independência e habilidade no mercado de trabalho. Estes Técnicos estarão habilitados para desenvolverem a sua atividade dentro dos campos de: Hardware e Sistema Operacional; Rede Local e Conectividade; Intranet; Datacenter e Telecomunicação.